PASSO A PASSO PARA GANHARES LEITORES

Atualizado: 24 de jun.

Aqui vais encontrar o guia para começares a ganhar leitores para as tuas histórias.


Este guia é baseado na minha experiência. O que fiz para ganhar os meus leitores? Para além de muita persistência, tive de elaborar um plano por fases para ir criando a minha própria comunidade de leitores - aqui vais ter tudo o que precisas para chegares aos teus leitores.


Ganha leitores agora!

Todos os escritores precisam de leitores. Um escritor sem leitores, é apenas uma pessoa que escreve e se o teu objetivo é ser escritor, tens de trabalhar o teu círculo de leitores. Se é fácil construir esse círculo? Não, não é. Vai demorar como todos os projetos que já possas ter realizado no passado. O mais importante é perceberes que nem todos os leitores se vão identificar com aquilo que tu escreves e está tudo bem. Por isso, é que temos vários géneros literários. Para cada leitor há um livro e tu só tens de descobrir quem é o teu público.


Este guia é apenas uma de muitas das formas que podes adotar para criar o teu círculo de leitores.


Passo 1: Apresenta o teu trabalho a pessoas que conheces

Passo 2: Cria um blog

Passo 3: Partilha o teu trabalho numa plataforma comum

Passo 4: Fala e interage com a comunidade literária


 

Passo 1: Apresenta o teu trabalho a pessoas que conheces


Parece fácil, não parece? Mas a verdade é que não é. Apresentar o teu trabalho a pessoas que conheces pode causar ansiedade. Lembro-me perfeitamente a primeira vez que apresentei as minhas primeiras palavras ao meu círculo de amigos. Só tinha pensamentos como "e se eles não gostarem?" ou "e se eles não levarem a sério?" - todos estes pensamentos quase me levaram à loucura mas felizmente, tudo correu pelo melhor. Recebi feedbacks incríveis, sugestões de melhorias que me ajudaram imenso e ainda tive amigas a pedirem-me para lhes escrever as histórias de amor que elas viviam. Se não tivesse tido a coragem de mostrar o meu trabalho, hoje não era escritora a tempo inteiro.


Começa com quem conheces! Quem consideras as pessoas de confiança na tua vida? Família? Amigos? Então, agarra no teu manuscrito e pede a opinião deles. Todos nós temos de começar por algum lado, certo? Então, porque não iniciar este percurso num ambiente confortável?



Passo 2: Cria um blog


Todos os escritores tem um blog onde apresentam vários artigos e textos originais que não existem nos seus livros. O blog dá-te a oportunidade de entregares aos teus leitores conteúdo diferente e que possam ver um outro lado da tua persona.


Quando te sentires confiante e preparado para mostrares publicamente e fora do teu círculo de amigos e familiar o teu trabalho, investe num blog. Revela-te ao mundo enquanto escritor e vai publicando com frequência! Partilha-o nas tuas redes sociais para que possas chegar ao maior número de pessoas possível.



Passo 3: Partilha o teu trabalho numa plataforma comum


O que é isto de plataforma comum para escritores? Existem várias mas aquela que eu pessoalmente trabalho e vi resultados no meu trabalho a angariar leitores foi no Wattpad.


O Wattpad é uma plataforma conhecida mundialmente, onde vários escritores publicam gratuitamente as suas histórias. Porque o fazemos? Porque é uma forma de partilharmos o nosso trabalho com o mundo e quando digo mundo, é MUNDO mesmo. Eu ganhei leitores portugueses como brasileiros. Saber que a minha história chegou ao brasil para mim foi uma enorme vitória. Para além de ganhares leitores, consegues também criar amizades incríveis e contactos com outros escritores que te podem ajudar neste percurso.



Passo 4: Fala e interage com a comunidade literária


Esta pode ser a parte mais assustadora, pelo menos para mim foi. Quando somos novos numa área, tudo nos parece já feito e que não nos vão deixar entrar. Devo dizer que isto é mentira. Podemos até não entrar pela porta principal mas há sempre uma janelazinha aberta e tu só tens de ganhar coragem e mandar-te lá para dentro.


Quando comecei o meu instagram para divulgar o meu trabalho como escritora, eu não conhecia ninguém. Não percebia quase nada do mundo editorial, sentia-me assustada e ignorante. Estudei e li muito. Escrevi e apaguei milhares de vezes e sabes o que está a acontecer? Aos poucos a minha voz começa a ser ouvida. Não vais conseguir fazer isso num dia nem em dois. Tens de descobrir de que forma queres impactar no mundo da escrita e lutar por isso todos os dias.


A comunidade literária está a ganhar cada vez mais força e tu deves fazer parte disso. Fala e interage com o trabalho de outros escritores, apoia-os e mostra-te disponível para ajudar. Fala e interage com as editoras e bookstagrammers sem medos. Somos todos humanos e todos temos a missão de elevar a nossa literatura e os nossos autores. Tudo isto vai dar-te visibilidade e visibilidade traz leitores.


Pronto para começares a trabalhar no teu círculo de leitores?

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo